Logo

Tenda do encontro

Moisés tinha o costume de se encontrar a sós com Deus. O texto de Êxodo, capítulo 33 versos de 7 a 9, afirma que além da tenda em que habitava, Moisés costumava montar outra tenda, a qual chamava “Tenda do Encontro”. Esse era um espaço destinado àqueles que queriam estar com Deus e ouvir a sua voz. Veja comigo três características da Tenda do Encontro:
1. A tenda do encontro é um lugar fora do acampamento! (vs.7) Desde a libertação e saída do Egito, o povo de Israel vivia como nômade no deserto, habitando em tendas que, reunidas, formavam um grande acampamento. À parte disso, Moisés montava a Tenda do Encontro. Fora do acampamento havia um espaço para quem quisesse consultar o Senhor. Aquela tenda, então, era algo separado dos compromissos e experiências do dia-a-dia do povo. A pessoa tinha que sair do acampamento para chegar até lá. Semelhantemente, nós, hoje, devemos separar um tempo para estar com Deus. Em meio aos muitos afazeres de agendas superlotadas, certamente não conseguiremos nos encontrar satisfatoriamente com Ele.
2. A tenda do encontro é um lugar envolvido por grandes expectativas! (vs.8) Aquela era uma tenda envolvida por grandes expectativas. Sempre que Moisés se dirigia para lá, o povo ficava observando-o da entrada de suas tendas até que ele chegasse e entrasse. Grandes expectativas ocupavam o coração do povo, pois Moisés se encontraria com Deus e, com certeza, algo significativo aconteceria. Um encontro particular com o Senhor não poderia resultar em nada. A Bíblia diz em Hebreus 11.6 que: “Sem fé é impossível agradar a Deus...”. Aquele que vai ao encontro de Deus deve crer que aquele momento será real (ou seja, Deus existe e, de fato, estará presente) e que não sairá de mãos vazias (ou seja, algo significativo acontecerá).
3. A tenda do encontro é um lugar de manifestação da presença de Deus! (vs.9) Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração em pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Na Tenda do Encontro, o Senhor estava presente e se manifestava a Moisés. Quando Moisés adentrava a tenda, a coluna de nuvem que acompanhava o povo de Israel no deserto durante o dia descia e se colocava na entrada da tenda. Algo impressionante acontecia nessa oportunidade: “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo”.
Assim como Moisés, podemos e devemos construir em nossas vidas uma Tenda de Encontro com Deus!

0 a 10 anos

0 a 10 anos

Pastoreando e construindo vidas
11 a 15 anos

11 a 15 anos

Conectando adolescentes a Cristo
16 +

16 +

Inovando a maneira de pensar
Casais

Casais

Fazendo a diferença na família
Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress