Logo

Fugindo do Deus Todo-Poderoso

"Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis". Jonas 1.3

É possível fugir de Deus? O salmista afirmou que não: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?” (Salmos 139.7). Porém, mesmo assim, há pessoas que tentam fugir de Deus. Na Bíblia a personagem mais conhecida que tentou essa façanha chama-se Jonas. Encontramos a sua história no livro de mesmo nome no Velho Testamento bíblico.


Tudo indica que Jonas foi um profeta cujo ministério teve forte atuação durante o reinado de Jeroboão II, no reino de Israel, entre os anos 787 e 747 a.C. Sendo assim, ele viveu em um período muito difícil e sob o regime de um rei perverso e idólatra. Se não bastasse isso, neste período, a maior ameaça para a nação de Israel era o império Assírio, cuja capital era Nínive.
Esse contexto nos ajuda a compreender a razão pela qual Jonas fugiu de Deus. O livro de sua história relata que Deus dera uma missão para ele muito importante: a missão de pregar na cidade de Nínive, a capital da nação que se constituíra no pior inimigo do seu povo.
Jonas era um nacionalista, tinha uma ideologia política fortemente arraigada dentro de si. Também era um profeta que viveu intensamente os dramas, os sonhos e as frustrações do povo de Israel. Sendo assim, o chamado de Deus lhe parecia loucura e completamente sem sentido.
Jonas representa muitos de nós, que, por várias razões, tentam fugir de Deus. Alguns de nós o fazemos por ignorância, outros por rebeldia, outros por não desejar render-lhe o coração e a vontade, outros ainda por não compreender os Seus planos ou por não aceitá-los.
O problema é que fugir de Deus, além de ser impossível, tem repercussões negativas em nossas vidas. Pois quando fugimos de Deus fugimos da fonte de todo amor e bondade, fugimos da paz interior, fugimos da consciência limpa, fugimos da comunhão das pessoas e da igreja, fugimos da ação do Espírito Santo.
O que é maravilhoso nesta história é que Deus não desiste de Jonas. Deus em sua perseguição amorosa está pronto a insistir obstinadamente para não perder um filho, um profeta e um líder. Embora Jonas estivesse determinado em fugir de Deus, ou até mesmo tivesse desistido dEle, Deus não desistiu de Jonas nem o abandonou.
Deus não desiste de você! Ele te oferece Sua presença, Seu amor, Sua salvação e o Seu propósito. Portanto, se esse for o seu caso, pare de fugir de Deus e fuja para Deus. Ao invés de correr dEle, corra para Ele! Você encontrará braços abertos e um relacionamento pleno de amor e significado.

0 a 10 anos

0 a 10 anos

Pastoreando e construindo vidas
11 a 15 anos

11 a 15 anos

Conectando adolescentes a Cristo
16 +

16 +

Inovando a maneira de pensar
Casais

Casais

Fazendo a diferença na família
Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress